quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Atum à "Marselhesa"















Estava quase decidido a não escrever esse post. Queria deixar essa tarefa para a autora do prato, a Marcela. Pois é, às vezes rola uma competiçãozinha saudável aqui em casa, pela melhor receita ou montagem do prato. Essa, no caso, ficou linda. E deliciosa! Por isso queria deixar o texto para ela, mas como diz o ditado “ casa de ferreiro, espeto de pau”. A Sra. Jornalista Marcela disse: “ Pode escrever, amor. Deixo os louros pra você!”

“ – Ok, vamos lá então! – disse eu, oportunamente (rsrs..)”

Usamos 2 filés de atum (350g cada), temperados com sal e azeite extra-virgem e empanados com gergelim, pimenta-do-reino e sementes de papoula. Para deixar o miolo quase cru e a camada externa grelhada, deixamos cada lado do filé cerca de 1 minuto na frigideira. Pode-se usar os dedos também para verificar o ponto do peixe. Quanto mais macio, mais cru estará por dentro.

Fizemos o reduzido de balsâmico usando 1 xíc. de chá de vinagre balsâmico e metade da medida de açúcar. No fogo brando, essa mistura acaba reduzindo e formando uma bela calda escura. Por fim, montamos uma salada com endívias, radicchio, alface e frizz e servimos o atum com a calda.

2 comentários:

Unknown disse...

Caio.
Parabéns pelo blog. Receitas deliciosas, belas fotos...além do texto tenro e macio!!!
Experimentei esta receita há algum tempo e tive certa dificuldade para fatiar o atum depois de tira-los da chapa. Alguma carta na manga?
Abraços

Caio Genovese disse...

Juliano,
que bom que gostou do blog!
Realmente, na primeira vez que fiz o atum, tive esse mesmo problema... Minha sugestão é usar uma faca afiadíssima e não fazer movimentos de vai-vem com ela...tentar manter um só sentido de corte, com firmeza e se possível de uma só vez . Quanto mais cru por dentro, mais facil será o corte também!
Abraço!
Caio