Nos tempos de faculdade, morei com mais cinco amigos em uma república e dividíamos os dias da semana entre nós para organizar os almoços. O meu era a quinta-feira. Lá ia eu ao supermercado comprar a comida do dia. No fim de cada mês, juntávamos as notas fiscais das compras e começávamos o famigerado “acerto de contas”. Uma confusão, óbvio!
No fim do mês, minha carteira parecia um livro, tamanha a quantidade de notinhas de mercado devidamente guardadas para não me comprometer no dia do pagamento. Um dia, por curiosidade, a Marcela resolveu dar uma olhada para ver como andavam meus almoços em república, se eu estava me alimentando bem e tal......
Aí, adivinha: só encontrou abobrinha brasil, abobrinha brasil, abobrinha brasil, abobrinha brasil... Muitos risos e nenhuma explicacão plausível para tanta abobrinha! Acompanhava carne, frango, peixe... Mas, na maioria das vezes, lá estava ela!
Hoje, anos depois, lembrando desse fato, resolvi fazer abobrinha. Mas dessa vez do tipo italiana e com uma receitinha bem diferente dos tempos de faculdade!
Abobrinha italiana recheada
>> Comecei cortando as abobrinhas ao meio (sentido do comprimento). Retirei a polpa com a ajuda de uma colher e reservei. Assentei as metades em uma assadeira e salpiquei pimenta-do-reino regando em seguida com azeite extra-virgem. Levei-as ao forno até que ficassem al dente e, enquanto isso, fui preparando o recheio.
>> Refoguei então ½ cebola picada, alho (2 dentes), alho-poró (1 talo peq.) no azeite e juntei, em seguida, a carne moída e a polpa das abobrinhas ao tempero já dourado. Adicionei umas 2 pitadas de canela em pó e 2 colheres de sopa de curry para dar um sabor mais exótico à carne. Antes de secar o caldo da panela, juntei ½ xícara de salsinha picada e 2 tomates maduros picados e acertei o sal.
>> Para dar liga à mistura, finalizei com mais ½ xícara de farinha de rosca e montei as abobrinhas, que já estavam no forno e para lá voltaram, agora esbanjando recheio!! Mais azeitinho por cima e o parmesão ralado finalizaram a montagem.
