quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Saindo do forno....


















...uma cheesecake que acabei de preparar.

Eis ai a foto, ainda pelando, e a receita adaptada da chef Rita Lobo. Espero que esteja tao boa quanto bela!

>>Para a massa

Ingredientes

1 xícara (chá) de bolacha maisena triturada
1/3 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).

Numa tigela, junte a bolacha triturada e a manteiga. Misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Transfira para uma fôrma redonda de laterais removíveis e aperte bem com as costas de uma colher, cobrindo todo o fundo.

Leve a massa ao forno preaquecido para assar por 10 minutos. Reserve.

>>Para o recheio

Ingredientes

1 xícara (chá) de cream cheese
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
raspas de 1 limão
1 colher (sopa) de suco de limão
2 ovos

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).

Na tigela da batedeira, coloque o cream cheese, o açúcar, a farinha e a essência de baunilha. Bata até misturar bem. Junte o creme de leite, as raspas e o suco de limão e bata por mais 2 minutos. Pare de bater, raspe o fundo da tigela da batedeira com uma espátula para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados. Mude a velocidade para média e acrescente os ovos, um a um. Bata até obter um creme consistente.

>>Para a cobertura

Ingredientes

200 g de morangos picados
2 colheres de sopa de geléia de frutas vermelhas
½ copo de vinho branco
suco de 1/2 limão

Modo de Preparo

Numa pequena panela junte os ingredientes e mexa em fogo brando até reduzir e desmanchar os morangos.
Retire do fogo e transfira para o liquidificador. Bata por 20 segundos na velocidade média.

>>Montagem

Espalhe o recheio sobre a massa preparada e leve ao forno por 30 minutos ou até que, ao balançar a fôrma, o centro da torta esteja firme. Leve à geladeira. Na hora de servir, espalhe a geléia sobre o recheio.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Infalível!













Eis aqui uma receita para espantar o bode das tardes de domingo! Fiz o teste e comprovei! Sabe quando a sensacão da boa refeicão dura por horas na lembranca? Pois foi o que senti ao preparar, e em seguida comer, esse belo conchiglione recheado...alias massas caem muito bem aos domingo, não? Facam e comprovem!




















Vamos ao passo a passo....


Refoguei no azeite, 1 talo de alho-poró picado e acrescentei em seguida 1 abobrinha italiana em cubinhos. Após uns 5 minutos de refoga juntei 120g de coracão de alcachofra e 120g de tomates secos, todos cortados em pequenos pedacos, obviamente aproveitando bem o azeite da conserva desses para reforcar ainda mais seus sabores.



Usei essa mistura para rechear os conchigliones pré-cozidos (10 min em água fervente). Coloquei então a massa recheada em um refratário, regando-a com creme de leite fresco aquecido na própria panela do refogado. A idéia é umidecer a massa com o creme, com o cuidado de não deixá-la submersa nele.


No forno médio (pré-aquecido), coloquei a massa para terminar seu cozimento gratinando levemente até que estivesse al dente.


Em uma pequena frigideira com azeite, coloquei 1 colher rasa de alho finamente picado para dourar. Em seguida joguei tomates cereja cortados ao meio, mexendo delicadamente até que ficassem macios, porém sem desmanchar. Salpiquei os tomates com folhas de manjeiricão e acertei o sal e pimenta. Reservei.


Servi o prato com os
conchigliones recheados juntamente com os tomates cereja e manjeiricão. Um pouco mais de azeite extra virgem e parmesão ralado na hora, acho que não precisava nem dizer que são muito bem-vindos!