De volta com novidades por aqui!
A primeira é que, de fato, inaugurei junto com a Marcela nosso projeto de cozinhar por encomenda na casa das pessoas. Dias atrás fizemos um jantar em comemoração ao aniversário do meu tio. De cara, já estreamos com 20 convidados! Um desafio que foi cumprido à risca e também elogiado por todos! Estou aguardando as fotos para postar no blog.
A outra novidade é uma receitinha simples, mas muito bem-vinda para esses dias de frio que tem feito por aqui! Vamos lá então...
Depois de cortar a tampa de uma moranga média e retirar as fibras e as sementes, reguei a polpa com azeite e joguei pitadas de sal e pimenta-do-reino. Encaixei a tampa, pincelei a casca com azeite e embrulhei a moranga em papel alumínio sobre uma assadeira. No forno pré-aquecido (180 graus), levei a moranga para assar por 1 hora. Enquanto isso, comecei o preparo do recheio.
Numa panela de pressão, refoguei 1 cebola, 4 dentes de alho e ¾ de xícara de bacon picados finamente. Juntei cerca de 1kg de alcatra picada em cubos grandes para fritar com os temperos. Esperei dourar a carne e acrescentei uma lata de tomates pelados, 1/2 lata de cerveja preta e ½ xícara de creme de cebola. Deixei cozinhar por cerca de 30 min., até que a carne pudesse ser desfiada facilmente com um garfo. Separei o excesso do caldo da carne, deixando somente o suficiente para mantê-la suculenta. Acrescentei 1 xícara de salsinha picada.
Retirei a moranga do forno, removi novamente a tampa e, com a ajuda de uma colher grande, fui tirando as lascas macias da polpa, tomando o cuidado para não deixar uma camada muito fina da casca. Juntei a polpa com a carne desfiada e adicionei mais 3 colheres de sopa de catupiry.
Acertei o sal e levei toda a mistura para dentro da moranga. Voltei-a ao forno, sem o papel alumínio, para dourar a casca e aquecer o recheio por mais uns 10 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário