quinta-feira, 24 de julho de 2008

Só faltou a chuva....
















Esse tempo seco que há mais de um mês faz por aqui está castigando! Da sacada, posso ver e sentir a névoa escura que paira sobre nossa cidade... Saudade daquela chuvinha no fim da tarde! É quando dá vontade de tomar um cafezinho e comer bolo para acompanhar. Como a chuva está mesmo difícil de cair, o jeito é ficar só com o bolo e o café. Quem sabe não inspira São Pedro a nos mandar um refresco?

A receita (que pesquisei no site da Ana Maria Braga) foi a mais básica possível, mas era um bolo que há um certo tempo estava coçando os dedos pra fazer, mesmo não sendo um fanático por bolos. Lembro-me de ter comido essa receita quando criança. Desde então nunca mais comi o famoso "fubá moiado" - como se diz lá no interior. Ficou uma maravilha!

Bolo de fubá cremoso
Ingredientes
3 xícaras de açúcar
1 e 1/2 xícara de fubá
3 ovos
3 colheres de farinha de trigo
2 colheres de margarina
4 xícaras de leite
1 colher de fermento em pó

Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador. Unte a forma e coloque no forno baixo por + ou - 30 min. A massa fica bem mole, quase líquida. Resultado desejado é que o bolo fique embaixo creme e, por cima, massa de bolo.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Moranga com alcatra desfiada ao forno















De volta com novidades por aqui!

A primeira é que, de fato, inaugurei junto com a Marcela nosso projeto de cozinhar por encomenda na casa das pessoas. Dias atrás fizemos um jantar em comemoração ao aniversário do meu tio. De cara, já estreamos com 20 convidados! Um desafio que foi cumprido à risca e também elogiado por todos! Estou aguardando as fotos para postar no blog.

A outra novidade é uma receitinha simples, mas muito bem-vinda para esses dias de frio que tem feito por aqui! Vamos lá então...

Depois de cortar a tampa de uma moranga média e retirar as fibras e as sementes, reguei a polpa com azeite e joguei pitadas de sal e pimenta-do-reino. Encaixei a tampa, pincelei a casca com azeite e embrulhei a moranga em papel alumínio sobre uma assadeira. No forno pré-aquecido (180 graus), levei a moranga para assar por 1 hora. Enquanto isso, comecei o preparo do recheio.

Numa panela de pressão, refoguei 1 cebola, 4 dentes de alho e ¾ de xícara de bacon picados finamente. Juntei cerca de 1kg de alcatra picada em cubos grandes para fritar com os temperos. Esperei dourar a carne e acrescentei uma lata de tomates pelados, 1/2 lata de cerveja preta e ½ xícara de creme de cebola. Deixei cozinhar por cerca de 30 min., até que a carne pudesse ser desfiada facilmente com um garfo. Separei o excesso do caldo da carne, deixando somente o suficiente para mantê-la suculenta. Acrescentei 1 xícara de salsinha picada.

Retirei a moranga do forno, removi novamente a tampa e, com a ajuda de uma colher grande, fui tirando as lascas macias da polpa, tomando o cuidado para não deixar uma camada muito fina da casca. Juntei a polpa com a carne desfiada e adicionei mais 3 colheres de sopa de catupiry.
Acertei o sal e levei toda a mistura para dentro da moranga. Voltei-a ao forno, sem o papel alumínio, para dourar a casca e aquecer o recheio por mais uns 10 minutos.