quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Tartare de salmão















Um dia desses, recebi o link de uma receita francesa, que já há algum tempo estava querendo fazer - e comer, certamente! Um belo tartare de salmão. Resolvi fazer no mesmo dia...
Por que não?

Para o tartare, usei 750g de salmão picado em pedaços muito pequenos, praticamente moídos na faca. Os temperos e as ervas que se misturam ao peixe, ficam a gosto de quem faz. Na minha versão, usei cheiro verde, azeite, pimenta-do-reino, alcaparras (2 colheres de sopa) e shoyu (3 colheres também de sopa). A dica é temperar aos poucos e provar sempre. Fica mais difícil de errar!

A montagem foi bem simples: preenchi uma forminha redonda (ramequim) com o salmão, pressionando-o contra o fundo. Depois de 2 horas na geladeira, desenformei-o sobre uma salada de folhas verdes, minicenouras, aspargos frescos e, para incrementar, carambola cortada em estrela. Reguei o prato com um molho de mostarda (2 colheres de sopa), azeite (80ml), sal e pimenta-rosa (a gosto). Que maravilha, não?

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

FIilés saint peter com batatas ao forno

Essa receita, originalmente criada pela minha mulher, Marcela, é uma excelente opção para dias quentes. Leve, saboroso, colorido e muito aromático, o peixe vem escoltado por batatas fatiadas em pétalas.

A montagem dos filés é bem simples: reguei o fundo de uma assadeira com azeite, forrando-a, em seguida, com uma bela cama de alho-poró fatiado e sobrepondo a ele uma outra camada de tomates italianos frescos picados em cubinhos. Pitadas de sal e pimenta-do-reino moídas na hora são bem-vindas antes de assentar os filés, que também ganham como tempero mais azeite, sal e pimenta. Feito isso, acrescentei o caldo e as raspas de um limão siciliano, ramos de alecrim, para aromatizar, e alcaparras.


Em outra assadeira, despejei 3 batatas médias cortadas em pétalas não tão finas. Temperei tudo com azeite, sal grosso, folhas de louro e orégano frescos. Misturados os ingredientes, tudo para o forno (pré-aquecido em potência média) por mais ou menos 30 min.
Levei o peixe também para o forno assim que as batatas começaram a dourar.

>> A dica é ficar de olho no forno! A idéia é deixar as batatas crocantes por fora e cremosas por dentro e o peixe bem clarinho.
Esse é o ponto!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Petit gâteau















Sempre ouvi dizer que fazer petit gâteau (com aquela deliciosa calda quente por dentro e tudo!) era meio complicado. Não sei se pelo ponto da massa, temperatura do forno, tamanho das forminhas... O fato é que após uma bela pesquisada na rede, cheguei a uma receita que, por sorte de principiante ou não, deu certo!! E põe certo nisso. Ficou simplesmente fenomenal!

Comecei derrentendo cerca de 120g de chocolate meio amargo em banho-maria e juntei a ele mais 100g de manteiga. Cheguei numa calda homogênea e brilhante. Tirei do fogo e fui para o próximo passo. Num bol, bati 2 ovos inteiros, 2 gemas e 1/4 de xíc. de chá de açúcar, até cansar!! Na sequência, misturei a calda de chocolate da panela nesse bol com os ovos. Sempre mexendo! Depois disso, foi só colocar a farinha (2 colheres de sopa) aos poucos, pra variar, sempre mexendo... E pronto!

Untadas as forminhas com manteiga e chocolate em pó, foi só despejar a massa e, então, geladeira por 2 horas! De certa forma, foi ótimo esse tempo de espera, suficiente pra aperitivar e jantar. Aí foi só ligar o forno, esperar esquentar bem e colocar as forminhas lá dentro por 8 min. Um sorvetinho de creme pra acompanhar e tá feito o famoso petit gâteau... E cremoso por dentro e tudo!! Simplesmente o máximo.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Salmão com papoula e risoto verdi















Para inaugurar o blog com o pé direito, quero falar de uma ótima receita de salmão com crosta de sementes de papoula guarnecido com risoto de legumes que fiz para um jantar em família, inspirado no livro do chef Luiz Cintra. É um prato simples de fazer, mas de uma aparência que certamente enche os olhos, ou melhor, a boca de quem o prova. Foi mais ou menos assim: comecei passando um dos lados do filé de salmão (200g), já temperado com sal e pimenta-do-reino, numa cama de sementes de papoula, formando uma bela crosta. Coloquei na frigideira e depois, com cuidado, fui virando o filé até que dourasse por inteiro. Ah, uma dica: isso tudo foi feito quando o risoto já estava quase pronto... O risoto?? É isso mesmo!

>> O risoto é feito basicamente sempre da mesma forma, ou seja, utilizando-se da base tradicional de arroz, manteiga, cebola, vinho e caldo podemos fazer inúmeras combinações! Uso geralmente o arroz arbóreo, mas pode-se também usar o tipo carnaroli. - use sempre uma panela larga e rasa; nunca lave o arroz; acrescente o caldo fervente aos poucos e mexa regularmente! Terminado o cozimento, deixe-o descansar por uns 5 min.

Bom, voltando a receita... Refoguei meia cebola na manteiga, acrescentei a mesma quantia de alho-poró em fatias finas, coloquei o arroz (sempre mexendo!), reguei com o vinho branco e adicionei os legumes picados. Fui regando com o caldo de legumes aos poucos. Depois de mais ou menos 20min, desliguei o fogo e pus 1 colher de manteiga (repare no brilho!). E prontíssimo!!! Para montar e decorar o prato e dar um toque adocicado ao peixe, fiz um caldo reduzido de balsâmico, fervendo 1xíc. do vinagre com meia de açúcar até pegar o ponto de fio. Incrementei também regando o salmão com um molho pesto (folhas de manjericão batido com 1 dente de alho, 50ml de azeite, sal e pimenta-do-reino).