terça-feira, 22 de abril de 2008

Um, dois, três e .......

Foi dada a largada da maratona “Comer-beber-dormir-passear” do recém-chegado casal londrino em Sampa. Como já antecipei no último post, aterrissaram nesse final de semana meu irmão Bruno e minha cunhada Maíra, trazendo além das enormes bagagens, um baita apetite!

Comecamos no sábado com a clássica feijuca da minha mãe. Nada melhor para já mergulhar de cabeca no nosso “brazilian way of life”! Caipirinha, cerveja estupidamente gelada e uns aperitivos anunciavam um dos almocos mais esperados do ano...












Digo “um dos” porque eu ainda faltava o do domingo, em casa, comigo na pilotagem do fogão! Aliás, desde de que criei esse blog, eles só puderam apreciar virtualmente minhas peripécias gastronômicas. Enfim, chegara a hora da comprovacão! Ao vivo e `a cores!

Sentamos, ainda no sábado, num boteco para bater papo tomar chopp e petiscar bolinhos de mandioca com carne-seca, pastéis, pimenta biquinho, filé aperitivo na chapa, linguicinha flambada na cachaca..... Iguarias muito comuns lá no “Velho Mundo”, viu?! (rsrs...).

E a maratona estava só comecando. Precisávamos todos de uma bela noite de sono para encarar mais um dia de muuita comilanca e diversão!

Acordamos domingo e fomos (eu e a Marcela) comprar os ingredientes para fatídico segundo almoco. Seguindo as sugestões dos ilustres visitantes, preparamos uma entrada com endivias, tomates-cereja, procciutto e mussarela de bufala. Como prato pricipal, um Risotto di carciofini e Madaglioni in agrodolce balsamico.


“Chique, não?”.














“Bobagem...nada como o google para traduzir e impressionar os londrinos!”


O fato é que todos se deliciaram e nos fartamos em família. De tarde, mais um programinha clássico de domingo: Mulheres no shopping e os homens assistindo a um futebolzinho na TV.

Na reta final, com alguns quilinhos a mais, fomos `a Veridiana comer pizzaS - sim, no plural mesmo! Ou alguém acha que uma só daria para acalmar o apetite do pessoal?! Terminamos a jornada numa ótima balada no centro. Dancamos ate as 4h da matina aproveitando tambem para queimar umas calorias....










- Afinal, cadê as receitas?

- Tst, tst, tst....esse post foi só para deixá-los com água na boca mesmo!

E a maratona continua.....

terça-feira, 15 de abril de 2008

Brasileiríssimo!















Cá estou de volta!! Finalmente... Andei meio ausente nesses últimos dias. Tenho chegado tarde do trabalho. Sem tempo pra ficar criando, acabo caindo no trivial mesmo. Na semana passada eu até fiz um almoço especial para uns amigos, mas a fome falou mais alto e acabei não fotografando. Uma pena porque os elogios foram muitos!

Mas ontem não teve escapatória! Ganhei da Marcela um excelente livro de cozinha brasileira da chef Morena Leite e nada podia ser tão bem-vindo nessa época! Em alguns dias, chegam de Londres meus dois irmãos e minha cunhada, sedentos por algo beeem brasileiro. Dizem eles que carne bovina como a nossa, por lá não se vê. Então, já fui tratando de estrear o novo livro, afinal não quero ter surpresas quando for recebê-los.

Picadinho de mignon com farofa de banana e rosti de mandioca

Rostis:
Iniciei o preparo das “rostis” ralando a mandioca (600g) e o queijo minas padrão (200g) sobre uma vasilha. Misturei bem os 2 ingredientes e coloquei a manteiga derretida (100g), sal, pimenta-do-reino para temperar e já comecei então a moldar os rostis. Levei-os para a frigideira dourando cada lado em fogo médio.

Carne:
Fritei cerca de 400g de mignon picados em cubos no azeite aromatizado com alho e adicionei pitadas de sal e pimenta-do-reino moída na hora. Depois de selada a carne, pus meia cebola picada finamente, deixando-a soltar um pouco de água, diluindo assim a crosta do fundo da frigideira. Em seguida reguei com 100ml de cerveja preta e 100ml de caldo de carne para reduzir. Finalizei com um pouco de mel.

Farofa:
Piquei 2 bananas nanicas em rodelas e reservei. Numa panela, juntei farinha de mandioca (600g) e manteiga (100g) mexendo bem até dourar. Adicionei as bananas e finalizei com salsinha picada, sal e pimenta-do-reino.