Semana passada começamos a planejar um jantar especial para a sexta-feira santa, quando iríamos receber meus pais em casa. Estudamos algumas opções de pratos e, por fim, optamos pela tradição mesmo: “Bacalhau-batatas-azeitonas pretas-azeite”.
Quarteto formado, agora era só pensar no preparo! Confesso que até esses dias, só tinha provado a clássica bacalhoada da minha avó (muito boa, por sinal), mas quando a família é grande... Sabem como é, né? Vão-se as lascas e sobram as batatas!!
Dessa vez, em casa, não quis saber de bacalhoada, não! Queria o “dito cujo” por inteiro, até dizer “CHEGA” !! E assim foi. Comecei a dessalgar o lombo do bacalhau (1 kg) na quarta à noite, trocando a água 3 vezes por dia, até sexta, mantendo-o sempre na geladeira. Umas duas horinhas antes do jantar, escorri toda a água salgada da travessa. Pude, então, apreciar o frescor do peixe, agora bem mais encorpado e branquinho, pronto para ser preparado.
Forrei uma assadeira com 2 cebolas grandes em rodelas, azeitonas pretas chilenas e muuuito azeite extra-virgem e assentei o lombo sobre elas. Levei ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos em fogo alto.
Enquanto isso, cozinhei no vapor, um brócolis cortado em pequenos ramos e reservei. Usando a mesma água fervente, fiz uma infusão com ramos de alecrim e tomilho e despejei 5 batatas tipo asterix e 2 cenouras médias para cozinhar.
Em seguida, levei-as ao escorredor, mantendo ainda um pouco da água na panela. Fiz o purê com um mixer adicionando também mais ½ copo de leite, 2 colheres de manteiga, parmesão ralado e salsinha a gosto.
Acompanhamos com um tinto português e......
“- CHEEEEGA!!!”