Para inaugurar o blog com o pé direito, quero falar de uma ótima receita de salmão com crosta de sementes de papoula guarnecido com risoto de legumes que fiz para um jantar em família, inspirado no livro do chef Luiz Cintra. É um prato simples de fazer, mas de uma aparência que certamente enche os olhos, ou melhor, a boca de quem o prova. Foi mais ou menos assim: comecei passando um dos lados do filé de salmão (200g), já temperado com sal e pimenta-do-reino, numa cama de sementes de papoula, formando uma bela crosta. Coloquei na frigideira e depois, com cuidado, fui virando o filé até que dourasse por inteiro. Ah, uma dica: isso tudo foi feito quando o risoto já estava quase pronto... O risoto?? É isso mesmo!
>> O risoto é feito basicamente sempre da mesma forma, ou seja, utilizando-se da base tradicional de arroz, manteiga, cebola, vinho e caldo podemos fazer inúmeras combinações! Uso geralmente o arroz arbóreo, mas pode-se também usar o tipo carnaroli. - use sempre uma panela larga e rasa; nunca lave o arroz; acrescente o caldo fervente aos poucos e mexa regularmente! Terminado o cozimento, deixe-o descansar por uns 5 min.
Bom, voltando a receita... Refoguei meia cebola na manteiga, acrescentei a mesma quantia de alho-poró em fatias finas, coloquei o arroz (sempre mexendo!), reguei com o vinho branco e adicionei os legumes picados. Fui regando com o caldo de legumes aos poucos. Depois de mais ou menos 20min, desliguei o fogo e pus 1 colher de manteiga (repare no brilho!). E prontíssimo!!! Para montar e decorar o prato e dar um toque adocicado ao peixe, fiz um caldo reduzido de balsâmico, fervendo 1xíc. do vinagre com meia de açúcar até pegar o ponto de fio. Incrementei também regando o salmão com um molho pesto (folhas de manjericão batido com 1 dente de alho, 50ml de azeite, sal e pimenta-do-reino).